domingo, 20 de janeiro de 2008

Erasmo Carlos - O Tremendão - 1964 A 1970



Erasmo Esteves, carioca, morador da Tijuca, bairro que nos anos 50, foi um verdadeiro celeiro dos futuros roqueiros dos anos 60. O encontro de Erasmo com o garoto do bairro de Lins De vasconcelos, Roberto Carlos Braga, mudou a vida de ambos. Cinco anos depois do primeiro encontro, começaram a compor música juntos, logo após, o estou de SPLISH SPLASH, versão de Erasmo para o clássico de Bobby Darin, e que foi o primeiro sucesso radiofônico de Roberto Carlos. O resto da história, todo mundo sabe: se tornaram a maior dupla de compositores da Jovem Guarda e de sempre, Roberto conquistou o país inteiro como o Rei da Juventude brasileira,e depois, como o Rei da música romântica, e Erasmo...Bem, Erasmo, além da grande parceria com Roberto, construiu uma das mais belas carreiras dentro do Rock Brasileiro.


Abaixo A Discografia Do Cantor:

(Clique Nas Fotos Para Fazer O Download)

1965 - A Pescaria (Rge)

Contratado no ano anterior pela RGE e bem sucedido com o compacto que trazia "Minha Fama de Mau", Erasmo pretendia ter feito na capa uma referência à música "Tom & Jerry", de Getúlio Côrtes. Mas a Disney não autorizou a utilização dos personagens na capa. O disco traz outro grande sucesso, que àquela altura estava acontecendo nacionalmente e que foi para a Jovem Guarda um hino tão importante quanto "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno" (de Roberto Carlos): "Festa De Arromba", rock no qual Erasmo anuncia o elenco da Jovem Guarda - que a partir do segundo semestre de 1965 tomou conta das jovens tardes de domingo. O disco foi todo gravado com Renato e seus Blue Caps, à exceção de "Minha Fama De Mau" (do ano anterior, registrada num compacto com acompanhamento dos Jet Black´s). Traz uma declaração de guerra bem humorada à beatlemania, mas também inclui uma regravação da música "Ain´t She Sweet", e vertida para o português pelo próprio Erasmo - que, fã do rock´n´roll de Chuck Berry, também versionou "School Day".


01 A Pescaria (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

02 Beatlemania (Renato Barros - Erasmo Carlos)

03 Festa De Arromba (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

04 Alguém Que Procuro (Francisco Lara)

05 Sem O Teu Carinho (José Messias)

06 Minha Fama De Mau (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

07 Tom & Jerry (Getúlio Côrtes)

08 No Tempo Da Vovó (Ain't She Sweet) (Yellen - M. Ager - Versão Erasmo Carlos)

09 Tra-La-La (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

10 Terror Dos Namorados (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

11 Dia De Escola (School Day) (C. Berry Versão Erasmo Carlos)

12 Gamadinho Por Você (Renato Barros)

13 Jacaré (Bonus) (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

14 Amor Doente (Bonus) (Bobby Bare,Versão Erasmo Carlos)


1966 - Você Me Acende (Rge)


A Pescaria, primeiro LP de Erasmo, tinha poucos meses de lançamento quando os alicerces para o próximo trabalho começaram a ser erguidos. Já no início de 1966 foi lançado um compacto simples gravado com os Fevers. De um lado, "Alô Benzinho", do outro, "Sou Feliz Com Mamãe" - que ficou para trás juntamente com o segundo domingo de maio de 1966. Quando Você Me Acende - todo gravado com os Fevers - foi lançado em junho de 1966, "Deixa De Banca" já estava abafando num compacto. Era a versão de Eduardo Araújo para a francesa "Les Cornichons", com a qual Erasmo tocou na Argentina, no Uruguai e no Chile - onde o sucesso foi maior. No lado B vinha a faixa-título do álbum, "Você Me Acende", versão de Erasmo para o sucesso de Ian Wittcomb. Para manter a fama de mau, Erasmo não tevecoragem de cantar no falsete presente na gravação original. "O Carango" é a música que Erasmo foi buscar na casa de seu autor Carlos Imperial, justo no dia em que aconteceu uma confusão e que o envolveu num processo de corrupção de menores. A versão de Wilson Simonal é que ganhou as rádios, mas pouco depois "A Carta" estourou nacionalmente e tornou-se o grande sucesso do disco, juntamente com "Gatinha Manhosa" primeiramente gravada por Renato e seus Blue Caps (com Erasmo, não-creditado por questões contratuais, fazendo vocais). O LP também traz parcerias com Roberto, versões assinadas por Erasmo e duas pelo estreante Gileno Azevedo (o Leno da dupla Leno & Lilian).


01 Você Me Acende [You Turn Me On] (Whitcomb - Versão Erasmo Carlos)

02 O Carango (Nonato Buzar - Carlos Imperial)

03 A Carta (Raul Sampaio - Benil Santos)

04 Peço A Palavra (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

05 Cuide Dela Direitinho [Treat Her Right] (R. Head,Versão Erasmo Carlos)

06 S.O.S (Getúlio Côrtes - Gileno)

07 É Duro Ser Estátua (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

08 O Homem Da Motocicleta [Motorcycle Man] (S. Robinson - Versão Erasmo Carlos)

09 Gatinha Manhosa (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

10 Deixa De Banca [Les Cornichons] (N. Ferrer/J. Booker - Versão Eduardo Araújo)

11 O Disco Voador (Gileno)

12 Alô Benzinho (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

13 Sou Feliz Com Mamãe (Roberto Carlos - Luiz Carlos Ismail) [Bônus]

14 O Pica-Pau (Renato Barros - Lilian Knapp) [Bônus]


1967 - O Tremendão (Rge)



O LP "O Tremendão" chegou às lojas em janeiro de 1967, quando sucessos do disco anterior, como "A Carta" e "Gatinha Manhosa" ainda tocavam o dia todo nas rádios, ou seja, algumas canções deste terceiro Lp de Erasmo acabou disputando as paradas com as duas canções do disco anterior. Os sucessos de "O tremendão", foram "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo", música de Carlos Imperial e Eduardo Araújo, "O Bilhetinho" e a faixa-título.


01 O Tremendão (Dori Édson - Marcos Roberto)

02 O Dono Da Bola (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

03 Não Vivo Sem Você (Roberto Correia - Rossini Pinto)

04 Eu Não Me Importo (Dino - Deny)

05 A Grande Mágoa (The Big Hurt) (Shanklin ,Versão Erasmo Carlos)

06 O Sonho De Todas As Moças (Erasmo Carlos)

07 Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda (Francisco Mattoso - Lamartine Babo)

08 Vem Quente Que Eu Estou Fervendo (Carlos Imperial - Eduardo Araújo)

09 Estrelinha (Little Star) (Picone - Venosa)

10 O Bilhetinho (Benil Santos - Raul Sampaio)

11 Faz Só Um Mês (Carlos Imperial - Eduardo Araújo)

12 Não Fiques Triste (Cleudir Borges)

13 El Tremendon (O Tremendão) [Bônus]

14 Estoy Hirviendo (Vem Quente Que Eu Estou Fervendo) [Bônus]



1967 - Erasmo Carlos (Rge)




Erasmo estava no meio do drama profissional causado pelo processo de corrupção de menores e ficou por alguns meses sem poder tocar no Rio de Janeiro. Olmir Stocker, o "Alemão", era guitarrista dos Wandecos - grupo que acompanhava Wanderléa - e havia mostrado sua música "O Caderninho" a Erasmo, que imediatamente decidiu gravá-la. Wilson Simonal ouviu e quis muito gravá-la, insistindo bastante até, mas a versão de Erasmo fez sucesso em São Paulo e em outros centros. Enquanto isso, o estreante cantor paulista Arturzinho tocava nas rádios cariocas a sua versão, que acabou vendendo até mais que Erasmo. A gravação do Tremendão, porém, acabou prevalecendo na história e foi precursora da chamada Pilantragem, movimento musical baseado em temas com palmas e tilintar de teclados. O "Alemão" acabou assinando mais três músicas neste disco, gravado no ano em que Erasmo e Roberto se afastaram por causa de intrigas fofoqueiras. Do Rei entrou tão somente a versão de "Mellow Yellow", do cantor escocês Donovan, mas houve o resgate de "Brotinho Sem Juízo" (de Carlos Imperial, bossa que havia sido a primeira gravação de Roberto Carlos na CBS em 1960) - aqui em versão com acompanhamento de César Camargo Mariano e seu Som Três. O repertório também trazia uma inédita da promissora cantora e compositora Martinha e uma regravação do clássico popular "Não Me Diga Adeus".


01 Cara Feia Pra Mim É Fome (Olmir Stocker - Vicente De P. Salvia)

02 O Ajudante Do Kaiser [I Was Kaiser Bill's Batman] (Cooke - Greenaway - Versão Fred Jorge)

03 Neném, Corta Essa (Erasmo Carlos)

04 Só Sonho Quando Penso Que Você Sente O Que Sinto(Martinha)

05 O Caderninho (Olmir Stocker)

06 Larguem Meu Pé (Erasmo Carlos)

07 Caramelo [Mellow Yellow] (D. Leitch - Versão Roberto Carlos)

08 Saidinha E Assanhada (Vicente De P. Salvia)

09 Quase Perdi Seu Amor (Olmir Stocker - Newton De Siqueira Campos)

10 Brotinho Sem Juízo (Carlos Imperial) (Acompanhamento: Som Três)

11 A Garotinha Da Estação (Olmir Stocker - Newton De Siqueira Campos)

12 Não Me Diga Adeus (Luiz Soberano - Paquito - João C. Da Silva)

13 O Caderninho (Versão Estéreo) [Bônus]

14 Capoeirada (Erasmo Carlos)


1968 - Erasmo Carlos (Rge)




"O Caderninho" tocou bastante, mas o disco seguinte levou alguns meses pra sair. O final de 1967 fôra dedicado àparticipação no III Festival da MPB: Erasmo compôs, inscreveu e gravou "Capoeirada" com acompanhamento do Som Três e do grupo vocal O Quarteto. No meio de 1968 é que saiu o primeiro lançamento da nova fase, com o compacto "Para O Diabo Com Os Conselhos de Vocês". Gravado com acompanhamento dos Tremendões para o LP que só sairia em setembro, o disquinho não ficou ao agrado de Erasmo - e a música de Nenéo acabou perdendo seu mínimo entusiasmo, ao ser regravada pelo cantor Paulo Sérgio. Porém o lado B, "Todas As Mulheres do Mundo", acabou gozando de maior simpatia e chegou a ser vertida para o espanhol e lançada em compacto na América Latina. O álbum de 1968 foi aberto por "Baby Baby", música do então promissor compositor e pianista Santos Dumont, que contou com vocais de Tim Maia - autor de "Não Quero Nem Saber", uma das muitas músicas inéditas do disco.Foi lançado no final do movimento Jovem Guarda, o programa televisivo de mesmo nome acabara de sair fora do ar, portanto, este disco surgiu num tempo de mudanças. Mais amadurecido, Erasmo concebeu um álbum genial, mas que não fez nenhum sucesso, nenhuma das canções chegou às paradas. Mas há grandes canções neste quinto Lp do Tremendão: Mil Bikinis", foi talvez, a única canção que alcançou um certo seucesso, mas tam,bém não foi muito longe.


01 Baby Baby (Santos Dumont) [Participação Vocal: Tim Maia]

02 A Próxima Dança (Erasmo Carlos -Roberto Carlos)

03 Nunca Mais Vou Fazer Você Sofrer (Erasmo Carlos -Roberto Carlos)

04 Meu Disquinho (Luiz Fabiano)

05 - Escrevi Te Amo Na Areia [Ho Scritto T'Amo Sulla Sabbia] (Sharade-Sonago - Versão Martins)

06 Todas As Mulheres Do Mundo (Erasmo Carlos)

07 O Maior Amor Da Cidade (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

08 Mil Bikinis (Elizabeth)

09 Não Quero Nem Saber (Tim Maia)

10 Vou Chorar, Vou Chorar, Vou Chorar (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

11 Senhor Aqui Estou (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

12 Para O Diabo Os Conselhos De Vocês (Carlos Imperial - Nenéo)

13 Johny Furacão (Erasmo Carlos - Roberto Carlos) [Bônus]


1970 - Erasmo Carlos E Os Tremendões (Rge)

1969 fôra um ano de compactos. Erasmo lançou "Sentado À Beira Do Caminho" em maio, com a música que ele e Roberto haviam feito inspirados em "Honey" (de Bobby Goldsboro) - o sucesso foi enorme e rendeu versão em espanhol para os países latino. No final do ano saiu "Vou Ficar Nu Para Chamar Sua Atenção" - feita exclusivamente para que Erasmo tivesse uma música (e um clipe) no filme Roberto Carlos e O Diamante Cor de Rosa. Erasmo aproveitou para regravar "Aquarela Do Brasil" (Ary Barroso) e este LP, lançado em maio de 1970, acabou fechando a passagem do cantor pela RGE com chave de ouro. O repertório inclui temas importantes como "Teletema" (Antonio Adolfo) e "Saudosismo" (Caetano Veloso), temas que aproximavam Erasmo da música popular brasileira. Além dessas, inclui um clássico do samba-rock (mais tarde incorporada ao repertório do Trio Mocotó), "Coqueiro Verde", escrita em homenagem à Narinha. Lançada em compacto, a música tornou-se trilha sonora da volta de Erasmo Carlos ao Rio de Janeiro.O Disco Possui Arranjos Do Maestro Chiquinho De Moraes.

01 Estou Dez Anos Atrasado (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

02 Gloriosa (Sérgio Fayne - Vitor Martins)

03 Espuma Congelada (Piti)

04 Teletema (Antônio Adolfo - Tibério Gaspar)

05 Jeep (H. Denis - Versão Vitor Martins)

06 Sentado À Beira Do Caminho (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

07 Coqueiro Verde (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

08 Saudosismo (Caetano Veloso)

09 Aquarela Do Brasil (Ary Barroso)

10 A Bronca da Galinha (Porque Viu O Galo Com Outra) (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

11 Menina (Antônio Adolfo - Carlos Imperial - Adriano)

12 Vou Ficar Nú Pra Chamar Sua Atenção (Erasmo Carlos -Roberto Carlos)

13 Sentado A La Vera Del Camino (Sentado À Beira Do Caminho) [Bônus]

14 Todas As Mujeres Del Mundo (Todas As Mulheres Do Mundo) [Bônus]

Agradecimentos Especiais A Rubens Stone,Pela Postagem Dos Álbuns Na Comunidade No Orkut.

5 comentários:

anselminho73 disse...

poderia arrumar os links do erasmo carlos. estão dando erro.ou colocar em outro servidor.como por exemplo easy share,megauplod,media fire,4shared.

obrigado pela atenção

Anônimo disse...

Amigo os links de Erasmo, alguns estão vencidos, por favor tem como renová-los, te agradeço muito

Gidman disse...

Olla, Can you re-up 1967 - Erasmo Carlos (Rge) album, OBRIGADO

Anônimo disse...

Oi, tem como ativar os links novamente, todos CDs do Erasmo estão vencidos. Um abraço e obrigado.

Anônimo disse...

Tm como postar esses CDs do Erasmo Carlos novamente? Obrigado.